Morar em Londrina: Conheça a maior cidade do interior do Paraná!

Você sabia que Londrina é a maior cidade do interior do Paraná, segundo o IBGE?

Com 85 anos de existência, estima-se que a sua população seja de aproximadamente 575.377 mil habitantes (IBGE 2020), e a cidade é a segunda maior do estado, ficando atrás somente da capital Curitiba.

Se você que nos lê já pensou em nos visitar, ou até mesmo morar aqui, preparamos este artigo muito especial que apresentará alguns aspectos da nossa amada “Pequena Londres”. Vamos lá?

Londrina e suas origens: um breve histórico

A história de Londrina está ligada à sua colonização. O início da povoação de Londrina foi ao final da década de 1920, quando chegaram os primeiros compradores de terra e os colonos nacionais, alemães e japoneses, que vinham do Estado de São Paulo.

Este plano de colonização e povoamento foi feito pela Companhia de Terras Norte do Paraná, sendo sua maior acionista a firma “Paraná Plantations Limited“, de Londres, que comprou mais de 500.000 alqueires de terras. Os ingleses promoveram, desta forma, uma verdadeira reforma agrária, sem intervenção do Estado, no Norte do Paraná, oferecendo aos trabalhadores sem posses a oportunidade de adquirirem os pequenos lotes, já que as modalidades de pagamento eram adequadas às condições de cada comprador.

Fonte: Câmara Municipal de Londrina

Londrina surgiu em 1929 como primeiro posto avançado deste projeto inglês. Na tarde do dia 21 de agosto, chega a primeira expedição da Companhia de Terras Norte do Paraná ao local denominado Patrimônio Três Bocas, onde o engenheiro Alexandre Razgulaeff fincou o primeiro marco nas terras onde surgiria Londrina. O nome da cidade foi uma homenagem prestada por João Domingues Sampaio, um dos primeiros diretores da Companhia de Terras Norte do Paraná.

A criação do Município ocorreu cinco anos mais tarde, através de decreto estadual assinado pelo interventor Manoel Ribas, em 3 de dezembro de 1934. Sua instalação foi em 10 de dezembro do mesmo ano, data em que se comemora o aniversário da cidade.

Nos próximos tópicos, apresentaremos alguns dados de Londrina mais recentes. Acompanhe!

Londrina é a terceira cidade mais amigável do Brasil…

Londrina foi considerada a terceira cidade mais amigável do país, sendo classificada entre as mais acolhedoras do Brasil de acordo com a agência de viagens Expedia, em 2016. Para selecionar as cidades, foram levados em consideração fatores como serviços de hotel, restaurantes e hospitalidade da população local. Os comentários dos usuários da Expedia Brasil também exerceram papel importante na seleção.

A matéria destaca o festival internacional de teatro que acontece todos os anos em junho; e as atrações da Rota do Café – roteiro que percorre museus, restaurantes e fazendas históricas, incluindo a Vinícola Casa Müller e sua produção de vinhos coloniais artesanais.

Foto: Divulgação/Guia Viajar Melhor

e 17ª no ranking 100 melhores cidades para se viver no Brasil!

Educação, segurança, saneamento e saúde são elementos que determinam quais são as melhores cidades para se viver no Brasil, segundo o estudo do Índice dos Desafios da Gestão Municipal 2021, realizado pela Macroplan, consultoria em cenários prospectivos e administração estratégica.

De acordo com este levantamento, Londrina ocupa a 17ª posição, dividindo o posto com Uberlândia – MG.

Mobilidade urbana

Com mais de 500 mil habitantes, Londrina ainda preserva seu clima interiorano e amigável. Sabe aquela sensação de morar em cidade grande, mas, ao mesmo tempo, chegar rapidinho nos lugares? Em Londrina, isso é possível!

Por sua quantidade de prédios, Londrina demonstra ser uma cidade grande (e, de fato, ela está em constante crescimento!). Mas, viver em Londrina também traz a sensação de viver em uma cidade pequena, isso porque o deslocamento é rápido, devido a ótima mobilidade urbana que o município oferece.

O transporte público e as novas formas de deslocamento, como os aplicativos de carona, por exemplo, também proporcionam uma boa fluidez no trânsito. Vale destacar as ciclovias construídas nos bairros mais populosos, para os adeptos dos transportes mais saudáveis!

Fotografia: Wilson Vieira

O clima ideal

O clima de Londrina é classificado como subtropical úmido, devido a sua localização. Isso significa que é uma cidade que conta com chuvas durante todo o ano, principalmente no verão.

Este tipo de clima resulta, também, em temperaturas mais baixas no inverno e mais altas no verão – aquele equilíbrio que a maioria de nós gostamos, né? Assim, dá para aproveitar todas as estações do ano, sem extremos em nenhuma das partes.

Londrina é uma cidade segura

Parece loucura sair de casa e deixar a porta destrancada, andar sozinho pelas ruas de madrugada ou deixar o carro aberto enquanto vai ao supermercado, não é mesmo?

Essas atividades podem ser extremamente perigosas em algumas cidades ao redor do mundo, mas, aqui no Paraná, vários municípios se destacam por sua segurança – e Londrina é um deles!

Apesar de sua grande população, Londrina conta com uma baixa taxa de violência em relação a outras regiões do estado, o que é um ponto importante parase morar na cidade. 

O Paraná registrou queda de homicídios nos últimos anos, e a região de Londrina se destacou com maior redução por obter queda de 46% em 2018 em relação ao ano anterior.

Agora que você já conhece um pouquinho sobre Londrina, nós te convidamos a ficar de olho nos próximos textos, pois queremos te apresentar um pouco mais sobre a cultura, comércio, pontos turísticos e tantas outras coisas que só comprovam que Londrina é uma cidade incrível de se morar!

Te espero no próximo post, viu?

*Fontes consultadas:

https://www.cml.pr.gov.br/

https://www.istoedinheiro.com.br/saiba-quais-sao-as-100-melhores-cidades-para-se-viver-no-brasil-segundo-estudo/

*Foto da capa: Acervo SEBRAE – Wilson Vieira / Paraná Turismo

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *