O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e a empresa LOGIT Engenharia, apresentaram o Plano de Mobilidade Urbana de Londrina à Câmara em 2020, de lá pra cá muita coisa vem mudando, para melhor.
O plano aponta um diagnóstico sobre a situação da cidade quanto ao planejamento urbano, sistema viário, trânsito, transporte coletivo, malha cicloviária, obras viárias, rotas acessíveis, hierarquia viária e plano de obras, entre outros aspectos. Com isso é possível traçar projeções, avaliações, cenários futuros e tendências sobre o horizonte de Londrina para os próximos 20 anos.
Entre as melhorias que podemos ver ou esperar estão a remodelagem do sistema de transporte público, a criação de canais exclusivos para o transporte coletivo, rotas mais rápidas e dinâmicas.
As ciclovias também está no radar da mobilidade urbana, já contamos com muitos trechos próprios para quem usa este meio de transporte com frequência, inclusive sua ampliação e interligação dos trechos.
Além disso nos últimos anos vimos obras significativas nas vias urbanas como alargamento de pistas e construções de viadutos.
Este planejamento deve tornar Londrina uma cidade mais inteligente, mais segura e atrativa para novos investimentos.