Em março o aumento foi de 172,7%, o maior da série histórica.
Segundo a ABECIP (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) os financiamentos com recurso da poupança (SBPE) cresceram 137,3% no primeiro trimestre de 2021, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
O mês de março quebrou o recorde da série histórica (iniciada em 1994), com crescimento de 172,7%, mais que o dobro em relação a março de 2020.
Estes dados foram apresentados na última quarta-feira (28) pela ABECIP. O mercado imobiliário vive um momento raro e vem quebrando recordes sucessivos de financiamentos com recursos da caderneta de poupança.
Leia também: Breve Lançamento em Cambé: Apartamento Inovador na Região Central
Saiba mais sobre o SBPE
O SBPE é o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos, é uma linha de crédito oferecida para compra de imóveis ou terrenos com recursos captados pela caderneta de poupança.
Pelo SBPE não se limita a financiamentos de imóveis residenciais, também oferece possibilidade de investir em imóveis comerciais, imóveis para aluguel, terrenos e até construção e reforma.
As principais regras para financiar pelo SBPE são: não comprometer mais que 30% da renda familiar com as prestações (é possível financiar mais de 1 imóvel, desde que não comprometa mais que 30% da renda); é possível fazer amortizações das parcelas; o imóvel a ser financiado sofrerá alienação fiduciária (ficando como garantia para a instituição financeira); é possível financiar até 80% do valor do imóvel. As taxas de juros mínima para este sistema de financiamento atualmente são de 6,25% + TR (Taxa Referencial), existem outras modalidades de linhas de crédito e os juros também podem variar de acordo com as instituições financeiras e o relacionamento com elas.