Ícone do site Blog Dancon

Você sabe quais são as etapas de compra de um imóvel?

Hoje é comum conhecer o imóvel pela internet, ver fotos, fazer um tour virtual, ver vídeos do empreendimento, assistir depoimentos, verificar as plantas disponíveis e se você e o imóvel tem toda a informação e documentação para fazer um planejamento antes de visitar o decorado ou assinar um contrato.

Faça este checklist e não deixe nenhuma etapas de lado:

Neste processo de conhecer o imóvel você precisa entender se ele é adequado às suas necessidades, se a área comum oferece o que você e sua família necessitam, se está bem localizado e se é seguro. Também é necessário que esta nova residência atenda suas demandas e preferências como quantidade de quartos, banheiros, garagens, disposição dos ambientes, entre tantos fatores que podem ser essenciais.

Depois de conhecer o imóvel e ver se é adequado às suas necessidades, você deve conhecê-lo pessoalmente e tirar todas as suas dúvidas. Conheça os detalhes, os acabamentos, o tipo de estrutura, conheça o bairro, faça os trajetos para a escola do seu filho, para o seu trabalho ou para os locais que mais gosta de frequentar.

Se não restar mais dúvidas, sente-se com o responsável pelo empreendimento e analise as condições de pagamento. Neste caso nem sempre querer é poder, mas às vezes com um pequeno ajuste na negociação pode-se resolver esta situação. Faça um planejamento adequado, conheça detalhadamente suas condições financeiras para que o planejamento seja eficiente.

Avalie se para você é melhor comprar uma casa ou apartamento na planta ou pronta, geralmente na planta sai mais barato e com condições mais facilitadas, comprando pronta você precisa ter uma entrada maior. Ao comprar na planta você terá a possibilidade de comprar um imóvel maior e mais adequado às suas expectativas, pois as condições de pagamento serão facilitadas e parcelas.

Após decidir pela compra é a hora da parte mais burocrática do processo, a documentação. Algumas construtoras auxiliam neste processo, facilitando sua vida. Lembre-se que terão taxas com cartórios, bancos, registros, impostos entre outras. E se você for financiar não pode comprometer mais que 30% de sua renda, limitando o valor do imóvel que você pode adquirir. Avalie também as despesas do imóvel como condomínio, água, luz, gás, IPTU que devem ser levados em consideração no seu planejamento.

Saiba mais:

Sair da versão mobile