O Plano Diretor Municipal de Londrina 2018 – 2028, ainda está parado na Prefeitura, devido à pandemia que impossibilita audiências públicas. Porém é um plano muito aguardado e que contribuirá consideravelmente para o desenvolvimento sustentável de Londrina.
Este plano considera desde as melhorias das vias públicas, as faixas exclusivas para ônibus e a infraestrutura necessária para o SuperBus, até as ciclovias, academias ao ar livre, parquinhos, readequação de calçadas e sinalização urbana, além de definir o zoneamento urbano, um ponto muito importante para saber as áreas onde se predominam comércio, indústria, residências e as regiões mais verticalizadas.
Como Londrina é uma das cidades mais verticalizadas do mundo, este zoneamento se torna muito importante para definir as área de expansão dos bairros mais verticalizados.
O Plano Diretor define as diretrizes, políticas de desenvolvimento e expansão urbana, gestão, processos, perímetro urbano, parcelamento do solo seu uso e ocupação, mobilidade urbana, obras e edificações, código de postura, código ambiental, preservação do patrimônio cultural, sustentabilidade ambiental, macrozoneamento, entre muitas outras atribuições.