Ícone do site Blog Dancon

5 motivos para morar em Londrina

Engana-se quem pensa que para viver em uma cidade grande é preciso se deslocar para uma capital. No Brasil, há muitas cidades com infraestrutura que não deixam nada a desejar aos grandes centros. Uma delas é Londrina, localizada na região norte do Paraná.

Londrina é a segunda maior cidade do Paraná e a quarta maior cidade do Sul, ficando atrás somente de Curitiba, Porto Alegre e Joinville. Quase atingindo a marca dos 600 mil habitantes, Londrina tem tudo o que uma capital oferece, mas não perde a sua essência interiorana.

Leia também: Morar em Londrina: Conheça a maior cidade do interior do Paraná!

Se você ainda tem dúvidas se vale a pena morar em Londrina ou não, nós preparamos este artigo com 5 motivos para te convencer. Vamos lá?

1.    Aeroporto próximo à cidade

No artigo anterior falamos um pouquinho sobre a mobilidade de Londrina, que é bastante satisfatória. Costumamos dizer que leva somente dez minutos para ir de um lugar a outro, independentemente de onde você está ou pretende ir.

No caso do aeroporto não é diferente: você realmente chega em pouco mais de 10 minutos, algo que facilita muito a rotina e costuma ser bem diferente das capitais, né?

Essa é uma vantagem que favorece muito quem vem nos visitar a negócios, mas para aqueles que são atraídos pelo turismo, do aeroporto para o centro é só um pulinho!

2. Londrina conta com 29 instituições de ensino superior

É isso mesmo que você leu: Londrina tem 29 instituições de ensino superior! Somos uma verdadeira cidade universitária.

Segundo o IBGE, 25% dos moradores de Londrina cursam o Ensino Superior. Isso é um reflexo da grande centralização de faculdades e universidades na cidade, sendo a Universidade Estadual de Londrina (UEL) a mais famosa delas.

Foto: Reprodução/UEL

Existem muitas vantagens em se viver em um centro universitário. Além da possibilidade de dar continuidade nos estudos, a concentração de estudantes mantém a região ativa, dinâmica e em constante atualização sobre as principais tendências de consumo, cultura, comportamento… isso faz com que Londrina, apesar de sua essência interiorana, seja uma cidade cada vez mais moderna. Vale ressaltar que os imóveis tendem a serem mais valorizados também, por conta do fluxo de pessoas. Tá aí uma excelente oportunidade de negócio!

3. Oportunidades financeiras

Londrina tem se destacado pela modernização de sua economia, revelando-se um polo de desenvolvimento de startups.

E por falar em oportunidade de negócios, o que movimenta a maior parte do PIB da cidade de Londrina é o comércio varejista. Lojas de roupas, calçados, mercados e pequenos estabelecimentos estão espalhados por toda a cidade.

A cidade tem um calçadão repleto de lojas e lá você encontra uma variedade de segmentos do comércio, desde vestuário até artigos de decoração, farmácias e mercados.

Mas quando se pensa em shoppings, quem já mora em Londrina ou até mesmo visita a cidade sabe que esse é um ponto forte da cidade. O primeiro deles, o Catuaí Shopping, foi inaugurado em 1990 e é o maior shopping do sul do país em área bruta locável. Possui 270 lojas entre âncoras e satélites, praças de alimentação, cinema, serviços e lazer.

No entanto, atualmente já existem muitos outros shoppings, que atendem diferentes públicos ao redor da cidade. Os principais são: Catuaí Shopping, Aurora Shopping, Boulevard Londrina Shopping, Royal Plaza Shopping, Londrina Norte Shopping, Shopping Saul Elkind, Shopping Quintino, Camelódromo de Londrina, Planet Shopping, Shopping Com-tour, Armazém da Moda, entre outros.

Já o ramo do agronegócio ainda é um pilar importante da economia regional. E, não por acaso, acontece todos os anos por aqui a ExpoLondrina – Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – a maior feira agropecuária da América Latina. Neste ano, está prevista para acontecer a 60ª edição, que será, também, uma ótima oportunidade para fechar negócios na área. 

Foto: Divulgação/Sociedade Rural do Paraná

4. Londrina tem uma rica e variada gastronomia

Se você é daqueles que gosta de comer bem e experimentar comidas variadas, aqui é o seu lugar! Londrina tem uma gama diversificada de restaurantes, para todos os gostos. Fome ou vontade de comer alguma coisa bem específica você não passa, viu?

Seja culinária japonesa, árabe, italiana, chinesa, mexicana, libanesa…aqui existem opções de pratos para todos os gostos e para todos os bol$os também!

No texto anterior que fizemos sobre a história de Londrina, explicamos que essa variedade de culturas vêm desde a sua colonização e isso reflete diretamente, também, em sua gastronomia. Muitos descendentes de colonizadores criaram restaurantes na cidade, trazendo sabores tradicionais e que se misturaram com a culinária nacional. É diversidade que não acaba mais!

Foto: Vitamina e Pastelaria Sergipe/ Divulgação: Baixa Experimenta

5. Londrina é um polo cultural

Se você gosta de eventos culturais, Londrina é a cidade ideal para você. Temos 13 festivais anuais e, dentre eles, o mais famoso é o FILO (Festival Internacional de Londrina, que anualmente promove atrações do mundo todo e é um dos principais festivais de teatro da América do Sul. Os demais festivais acontecem geralmente na Concha Acústica, no Cine Teatro Ouro Verde e no Teatro Zaqueu de Melo.

Em 2017, Fernanda Montenegro participou pela 1ª vez do FILO, atuando na peça “Nelson Rodrigues por Ele Mesmo”. Foto: Milton Doria

Além disso, a FUNCART (Fundação Cultura Artística de Londrina) promove grande parte das atividades artísticas e culturais da cidade, dentre eles festivais, peças de teatro e apresentações de dança ao longo do ano.

Viu só como razões não faltam para você morar em Londrina?

No próximo texto apresentaremos alguns pontos turísticos da cidade que você precisa conhecer. Não perca!

*Foto da capa: Marcio Reis Fotografia.

Sair da versão mobile